Download e instalação do validador CSS

This translation of the installation guide for the CSS validator may be out of date. For a reliable, up-to-date guide, refer to the English or French versions.

Download do validador CSS

Download do código-fonte

O validator CSS está disponível para download usando CVS. Siga as instruções para acessar o serviço público CVS do W3C e escolha o 2002/css-validator. Notar que a versão online do validador geralmente é mais antiga que a versão CVS portanto não estranhe se houver pequenas diferenças de apresentação entre elas.

Download como um pacote java (jar ou war)

css-validator.jar

Guia de instalação

O serviço de validação CSS é um software tipo servlet escrito em Java. Ele pode ser instalado em qualquer engine para servlet, mas pode também ser usado via linha de comando. O Serviço oficial de validação CSS do W3C roda em servidor Jigsaw, que é a configuração recomendada. Contudo, para simplificar a situação, iremos explicar a instalação como um servlet online em Apache com engine Tomcat.

Seguem também algumas orientações sobre a instalação como servlet em Jigsaw, bem como para rodar com uso de linha de comando.

Prerequisitos

Esse guia de instalação considera que você baixou, instalou e testou o seguinte:

Para instalar o validador no seu sistema você precisa ter disponível algumas bibliotecas java como mostrado a seguir:

Instalação do validador CSS em Tomcat

  1. Baixe o validador como explicado acima.
  2. Insira uma cópia do diretório (".../css-validator/"), com todo seu conteúdo, no diretório webapps da sua instalação do Tomcat. Normalmente está em [TOMCAT_DIR]/webapps/. O código do validador agora está em [TOMCAT_DIR]/webapps/css-validator, que chamaremos de [VALIDATOR_DIR].
  3. No "[VALIDATOR_DIR]" crie um diretório com o nome "WEB-INF", e em "[VALIDATOR_DIR]/WEB-INF" crie um diretório chamado "lib":
    mkdir -p WEB-INF/lib
  4. Copie todos os arquivos jar (acima citados em prerequisitos) para o diretório "[VALIDATOR_DIR]/WEB-INF/lib"
  5. Compile o código do validador: a partir do diretório [VALIDATOR_DIR], rode ant, mas esteja certo de que todos os arquivos jar que você baixou estão corretamente configurados na variável CLASSPATH do ambiente. Em geral é suficiente o seguinte:
    CLASSPATH=.:./WEB-INF/lib:$CLASSPATH ant
  6. Copie ou transfira "[VALIDATOR_DIR]/css-validator.jar" para "[VALIDATOR_DIR]/WEB-INF/lib/".
  7. Copie ou transfira o arquivo "web.xml" de "[VALIDATOR_DIR]/" para "[VALIDATOR_DIR]/WEB-INF/".
  8. Reinicie o servidor Tomcat:
    "cd [TOMCAT_DIR]; ./bin/shutdown.sh; ./bin/startup.sh;"

Instalação em servidor Jigsaw

  1. Baixe o código como explicado anteriormente, tenha todos os arquivos jars e monte o código com ant.
  2. Agora você precisa configurar o diretório home do validador (em geral é o diretório css-validator) de modo a que ele possa funcionar como um container para servlet. Para isso você precisa ter o Jigsaw instalado (ver a documentação do Jigsaw para instruções (é bem fácil)) e a seguir inicie Jigsaw Admin. Modifique HTTPFrame para ServletDirectoryFrame.
  3. A seguir crie um recurso "validator", com a classe 'ServletWrapper' e como 'ServletWrapperFrame'. O último se auto adicionará automagicamente. A classe do servlet é org.w3c.css.servlet.CssValidator. Se já existir um arquivo chamado 'validator', por favor, renomeie ele. É importante que esse 'alias' tenha sempre o nome de 'validator'.
  4. Finalmente, inicie Jigsaw e rode o validador. Verifique qual o HTML que você deseja invocar. Usualmente sua URL terá o seguinte formato:
    http://localhost:8001/css-validator/validator.html

Uso com linha de comando

O validador CSS pode ainda ser usado como uma ferramenta iniciada via linha de comando, caso seu cumputador tenha java instalado. Construa o css-validator.jar como explicado anteriormente e rode assim:
java -jar css-validator.jar http://www.w3.org/